“Deixa a vida me levar, vida leva eu…” Estes versos, presentes na música Deixa a Vida Me Levar (escute a música abaixo), famosa na voz do cantor e compositor Zeca Pagodinho, podem se aplicar muito bem para a situação narrada na referida canção. Porém, o acadêmico de direito – como de resto qualquer pessoa que tenha um objetivo a ser alcançado – deve fazer o oposto. Isso mesmo: não deixe a vida te levar!
Com efeito, o acadêmico de direito deve ter em mente, desde os primeiros anos de seu curso, que seu objetivo de obter sucesso profissional no futuro somente será alcançado caso faça, desde agora, um planejamento de suas atividades. É necessário, portanto, elaborar uma agenda com horários diários reservados para o estudo, além, obviamente, dos horários das diversas disciplinas cursadas. Esse estudo diário é absolutamente necessário para fixar a matéria estudada em sala de aula.
Alguns alunos pensam que já “aprendem” a matéria apenas assistindo às aulas. Acham que não precisam estudar “em casa”. Acreditam que basta “fazer uma revisão” quando as provas se aproximam. Ledo engano! Esse estudo diário irá provocar a reflexão e o pensamento crítico, facilitando a compreensão da matéria estudada.
Já o tempo diário dedicado a esse estudo, ele depende de cada pessoa, pois o aprendizado é individualizado e não pode ser medido. Portanto, para alguns pode ser que uma hora seja suficiente. Já para outros, duas, ou talvez três sejam necessárias.
Ainda deve ser observado que nesse planejamento deve haver uma distribuição adequada dos horários de estudo e de outras atividades, como as de lazer e as físicas, pois não se pode olvidar da citação latina mens sana in corpore sano.
É certo que o acadêmico que tem o privilégio de não precisar trabalhar ao tempo em que cursa a sua faculdade dispõe de maior possibilidade de realizar seu planejamento de estudo. Porém, aquele que também trabalha deve se esforçar para realizá-lo, pois não está isento de fazê-lo.
Por fim, para que você ponha em prática o planejamento de estudo, duas palavras devem ser consideradas: disciplina e determinação! Assim, você não deixará a vida te levar. É você quem levará a sua vida.
Música:
Leave a Reply